Como comprar uma cobra de estimação

Neste post veremos tudo para você comprar a sua cobra

O mundo dos pets tem crescido cada vez mais. Hoje temos uma variedade gigantesca de pets e produtos para eles. Com isso notamos que muitos animais exóticos que antes davam medo nas pessoas tem sido escolhidos cada vez mais para ser seu companheiro (a).

[fluentform id="4"]

Dos animais exóticos o que mais tem sido pesquisado para ser um pet é a cobra. Apesar do medo de muitas pessoas as cobras são ótimos pets e a sua criação é muito fácil, pois não é necessário alimentar todos os dias nem mesmo limpar todos os dias.

Informações importantes

As cobras e outros répteis como Iguana são legalizados para comercialização no Brasil há muito tempo, desde 1996. Hoje só é possível comprar as cobras não peçonhentas, ou seja, que não conseguem inocular o veneno, são elas a Jiboia, Corn Snake e a Píton.

Assim como todos os répteis a compra das cobras somente podem ser feitas através de locais que são legalizados pelo IBAMA. Isso é muito importante, pois assim você estará garantindo que o animal comprado que tenha sido nascido e criado em cativeiro.

Existe punição para compra e posse desses animais de maneira ilegal, então fique atento a isso. Todos os animais legalizados vem com um microchip, que é usado pelo IBAMA para fiscalização. Seguindo esses passos você poderá fazer uma compra segura e não terá problemas com a justiça.

Todas informações sobre terrário

Todos os pets precisam da sua casinha, para o cachorro pode ser uma casinha, para o gato temos aquelas casas bem elaboradas, apesar deles preferirem ficar na caixa onde veio o produto (haha). Com as cobras não é diferente, a casinha delas é chamada de terrário, aqui vamos explicar tudo para você montar o seu.

Ponto importante, não é porque as cobras não consegue chorar como os cachorros que elas não tenham necessidade de um bom ambiente, é de responsabilidade do dono promover um terrário que atenda as necessidades da cobra, por isso pesquise bem antes de comprar.

As cobras necessitam de um ambiente com controle de umidade e temperatura para não ficarem doentes e isso depende muito de cobra para cobra. O ideal é manter um termômetro no seu terrário e também a compra de lâmpadas UVB para manter nele. Esses itens são baratos.

Conhecer o hábito da espécie é muito importante, mas para todas elas você pode manter uma vasilha de água e trocar diariamente para que não crie fungos. Importante é sempre colocar água fresca para a cobra e lavar a vasilha ao trocar.

A cobra faz pouco coco, e para o piso do terrário temos duas opções, ou uma grama sintética (eu prefiro) que você possa lavar, ou um tipo especifico de serragem que pode ser trocado de tempos em tempos. A grama além de ser mais fácil de limpar deixa o terrário mais bonito.

Algumas cobras gostam de subir em arvores, então nesse caso, seu terrário precisará ser um pouco mais alto para colocar algum arvore sintética, não precisa ser uma arvore natural. Além disso, as cobras gostam de ter um local para ficar escondidas, e hoje existem várias mini cavernas sintéticas a venda, é ideal ter uma dessa no terrário.

Cuidados com a alimentação

A cobra é um animal carnívoro e que gosta de caçar a sua presa. Para pessoas que não estão acostumadas, podem se assustar ao ver a cobra se alimentar primeira vez. O intervalo de alimentação das cobras vária de uma semana a quinze dias. O que facilita na criação dos pets.

Elas se alimentam basicamente de camundongos, que pode ser comprados até mesmo congelados (já tive uma cobra que comia apenas vivo). Assim precisa se adequar a alimentação da sua cobra e não deixa-la com fome.

Informação muito importante, a cobra por comer o animal inteiro, demora na sua digestão, Não se deve mexer nela até que terminei toda a digestão do alimento, pois ela corre o risco de regurgitar. Evite Brincar com ela após refeições!

Com essas informações você já tem tudo o que precisa para comprar o seu novo amigo, cuide dele com todo o carinho e amor desse mundo.

Photo of author
publicado por
Marcus Vinicius
Postado em: